
Descaso que entristece.
A cultura e história de Luziânia devem muito a Gelmires Reis, que, além de professor, historiador (e tantas outras), era um apaixonado pela nossa Santa Luzia. Mais do que a qualquer outro estudioso e pesquisador, nossa história deve agradecer a Gelmires por ter alguma expressão, em uma cidade esquecida pela organização de seus arquivos antigos e valorização da cultura. Podemos crer, que se Gelmires estivesse por aqui hoje, se envergonharia do rumo que as autoridades estão dando para a preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural em Luziânia.
Como se não bastasse todo esse descaso, ainda somos obrigados a ver a ação de vândalos, depredando nossos monumentos. Ao dizer “nossos”, a referência está no fato de que todos os cidadãos têm o direito de contemplar e cuidar dessas obras, como se fossem sua propriedade particular, mas levando em conta que não devem descaracterizar nada e ainda devem protegê-las.
O que queremos com tudo isso é dizer a você, que se preocupa com a preservação de nossos monumentos e que tem um apreço inestimável ao nosso querido Gelmires, que o respeito parece ter abandonado Luziânia. Essa semana, uma estátua de Gelmires, na praça que leva o seu nome, foi descaracterizada pela ação de vândalos, que picharam o monumento. Até agora nada foi feito e mesmo sabendo que a pichação é um crime, nossas autoridades estão muito ocupadas em apoiar seus candidatos, para que possam prestar atenção à destruição da imagem de um dos mais ilustres cidadãos que essa cidade já teve.
Como cidadãos, nós da ONG PROTEGERLZA, estamos lutando pela proteção de nosso patrimônio, e convocamos você a protegê-lo também. Não vemos pichação alguma na estátua de Juscelino Kubitschek, em Brasília e ninguém viu até agora a casa de algum de nossos políticos ficar pichada por muito tempo. Nossos profundos sentimentos à família de Gelmires, que tanto se entristece ao ver cenas tão tristes revelando a indiferença para com a História.
Lídia Cristina R. de Lira,
Membro da ONG PROTEGERLZA.