segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ARTISTA VISUAL HELY LOPES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA GO.

 

ARTISTA HELY LOPES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA.


Professor José Álfio, Hely Lopes e Arley Cruz

O Artista visual Hely Lopes participou, na manhã de hoje, sábado, 01 de novembro de 2025, do workshop, roda de conversas e interação com os novos artistas da Oficina de Arte da Ong-proteger Lza, momento no qual apresentou 3 obras de arte, quadros da sua autoria para apreciação e fruição por parte do seleto grupo de alunos do projeto: Novos talentos da Pintura.

Hely é natural de Luziânia Go. Nasceu em 24 de janeiro de 1955, filho de Benedito Lopes Conde e Sebastiana Souza Lopes, com 4 irmãos. Cursou o primeiro grau no Colégio Gelmires Reis e frequentou o antigo Colégio Estadual, hoje Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz. Sua formação artística vem de longos períodos de frequência ao atelier do renomado artista D.J de Oliveira na década de setenta.

Seu estilo de pintura conecta-se ao expressionismo com temas ligados ao figurativo e paisagens naturais, com forte influência do D. J de Oliveira. Desta convivência e auxilio ao trabalho do grande mestre aprimorou sua arte na confecção de vários murais, dentre eles, o Mural da UFG, elaborado na técnica do afresco, Mural do Colégio Maria auxiliadora instalado na Praça do Cruzeiro em Goiânia, cujo temática se liga ao Padre Salesiano Don Bosco, Além da confecção do Mural da extinta Caixego em Aruanã, Onde foi grafado, as figuras dos Índios Carajás.

Hely nos contou que a época de ouro das artes plásticas em Luziânia se deu nos anos 80, quando realizaram-se várias exposições de arte em diversos locais da cidade, especialmente em 85 quando realizou uma individual de pinturas no hall de entrada do Ministério da Educação e Cultura em Brasília.

Perguntado sobre a importância do ensino de pintura aos novos aprendizes da arte, Hely não hesitou em destacar o papel da ong-proteger em segurar essa bandeira da arte, em: “ Oferecer uma oportunidade, uma alternativa de ensino, em emoldurar o desejo de ampliar novos horizontes com aprendizagem da pintura, favorecendo o talento, a imaginação de cada um com seu modo particular de ver o mundo , impactando a cultura da cidade.”


Camila, Lasara, Warley, Erica, Alfio, Hely, Arley, Mary e Lídia.

A programação da Ong segue, com a participação de importantes artistas da cidade, visitando o espaço cultural da ong, com palestras, workshop, e roda de conversas, interagindo com os alunos e apoiando o projeto Novos talentos da Pintura.

O projeto Novos Talentos da Pintura tem a marca do Governo Federal através da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, apoio da Prefeitura Municipal de Luziânia, Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, realização da Ong-proteger Lza, Oficina de Arte da Ong e Museu da ONG. A Ong-proteger Luziânia, funciona em sede provisória na Rua Coronel Antônio Carneiro 279, Centro Luziânia Go. Aberta a visitação das 11 as 17 horas, e aos sábados das 8 as 12 horas. Entrada franca. (por: José Álfio)

Pinturas do artista Hely Lopes.