domingo, 23 de novembro de 2025

ONG DE LUZIÂNIA REALIZA EXPOSIÇÃO COLETIVA: NOVOS TALENTOS DA PINTURA, NA SEMARH

 

ONG DE LUZIÂNIA REALIZA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO COLETIVA: NOVOS TALENTOS DA PINTURAS, NA SEMARH.

A Primeira Exposição Novos Talentos da Pintura aconteceu no dia 13 de novembro de 2025, As 20:00 h no saguão da SEMARH (Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) que fica no Parque Ecológico Antônio Moraes Roriz, em Luziânia.

A abertura do evento contou com a participação de 60 convidados aproximadamente, momento no qual o Professor e Artista Plástico José Álfio, Presidente de Honra da Ong-proteger Lza, idealizador do projeto e monitor das Oficinas, falou da importância do projeto para a vida dos cidadãos e para cidade, ressaltando a necessidade da arte no resgate da essência humana diluída e neutralizada em meio a diversidade tecnológica e ao uso excessivo do celular conclamando aos presentes a pratica artística.

O professor e artista, agradeceu as entidades e personalidades  que tornaram possíveis a realização do evento, em especial a Prefeitura de Luziânia, a Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, ao Governo Federal através da Política Nacional Aldir Blanc, SEMARH, na pessoa do Secretário Daniel Queiros, a CGM (Guarda Municipal de Luziânia), na pessoa do Secretário de Segurança Municipal Sr. Nilson Lins. Em seguida deu destaque as personalidades presentes no evento, DR Cairo Resende representante da ALAP (Academia de Letras e Artes do Planalto), As professoras do AVR, Heliane, Raquel Nicácio e ao professor Emer Merari, (IFG), aos artistas visuais, Hely Lopes e Hélio Rodrigues, aos diretores da Ong-Proteger, Tiago Cardoso, Cleverson de Oliveira, e Maria Clarete, aos empresários Sra Odir (Ponto Nobre), Jacson Gheironi da (JG Ciclo) e Joelma Almeida ( Instituo Ideias).

 O momento marcante do evento de celebração da arte e exaltação da cultura se deu com  apresentação de um vídeo com duração de 10 minutos, editado e produzido pelo jornalista e acadêmico Arlely Cruz, com parte do texto de narração de José Álfio onde mostra cenas da localização da ONG com referências geográficas da cidade, destacando a Igreja Matriz de Luziânia, e o arvoredo , de verde intenso e brilhante que ornamenta o espaço cultural da ONG, em sua sede provisória, além de momentos das oficinas de desenho, pintura , praticas artísticas, etapas do curso e o decorrer das sequências pedagógicas do ensino da arte, etapas enriquecidas com depoimentos dos integrantes das oficinas de arte, que não mediram palavras para enaltecer a importância do projeto de aprendizado artístico.

 Em seguida a professora e Artista Erica de Fátima (Nova Coordenadora do Grupo da Oficina de Arte) em nome dos alunos discorreu sobre a importância do curso para sua formação profissional e pratica diária, enalteceu a importância da sequência das etapas no desenvolvimento artístico e consequentemente por conseguir evoluir tão rápido na técnica do desenho e da pintura. Erica, participou com duas telas, “Igreja de Pirenópolis” e “Janela Lateral”, Homenagem a Lô Borges, quadros de grande destaque na mostra e que recebeu muitos elogios do público pela capacidade de inovação na elaboração e distribuição das cores, numa composição equilibrada, onde a luminosidade das pencas dos frutos da bananeira e o casarão de portas fechadas que traduz o abandono e o silencio dos casarões que encantaram nossa paisagem. O evento prosseguiu com a entrega dos certificados de participação e conclusão das oficinas, assinado pelo secretário de cultura Wilker Queiroz, o Presidente executivo da Ong, Cleverson Camelo e o Monitor das Oficinas de Arte, Prof. José Álfio,  que contempla 180 horas de atividades, distribuídas em varias etapas: Introdução ao desenho, Confecção de telas, Prática Cromática, prática artística, e Workshop com artistas locais.  

Participaram da exposição os artistas: Erica de Fátima, Jacqueline Flávia, Lásara Cristina, Camila Castro, Isabella, Warlei Flávio, Sheila Meireles, Maria Amélia, Lídia de Paula e Mary Helen. Cada um com seu estilo e temática diversificada que buscam a cada dia o aprimoramento profissional trazendo ao público e a cidade de Luziânia novas cores em talentos singulares que com certeza encantará e os quatro cantos da cidade. A exposição permanecerá aberta ao público de 14 de novembro a 15 de dezembro, das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 17:30 h de segunda a sexta- feira , com acesso gratuito.

 Eventos Culturais da Oficina de Arte através da Ong-proteger serão empreendidos no local da exposição ou adjacências, com anuência da SEMSRH e autoridades municipais no sentido de aumentar a estatística da visitação, com projetos a seguir: Samba legal, alusão a Semana da Consciência Negra, Oficina de Confecção de Telas, Oficina de Desenho para crianças e adolescentes, em datas previamente comunicadas nos grupos da ONG e internet. A ong-proteger Lza cumpri assim o seu papel em contribuir ao desenvolvimento socio cultural do nosso município, através da oficina de arte, museu e eventos de cunho cultural e artístico. (Por: José Álfio)

                                  Exposição Novos Talentos SEMARH. visão geral.


                                 Prof. Renata Braga (LIBRAS), Jacqueline Flávia e Prof. José Álfio

                                  Maia Amélia, Dr. Cairo Rezende e Prof. José Álfio


                                  Sheila Meireles, Prof. Cleverson Camelo e José Álfio

                                  Mary Helen, Prof. Tiago Cardoso e prof. José Álfio


                                  Lasara Cristina e Maria Clarete

Lidia Cristina, Arley Cruz e Prof. José Álfio


Erica de Fátima, Helio de Oliveira (Artista Visual) e Prof. José Álfio


SEMARH - Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. 
Parque Ecológico de Luziânia - Antonio Moraes Roriz





NOVOS TALENTOS DA PINTURA - OBRAS DOS ARTISTAS.











CARTAZ DO EVENTO:



DOCUMENTARIO NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA:









ARTISTA VISUAL HELIO RODRIGUES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA GO

 

ARTISTA VISUAL HELIO RODRIGUES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA

 

O artista visual Hélio Rodrigues participou no dia 08 de novembro (sábado) por volta das 10:20 de uma roda de conversa com os alunos da Oficina de Arte da Ong-proteger Lza a convite da instituição, pois a participação dos artistas da cidade no projeto Novos Talentos da Pintura contempla uma das etapas do projeto. O Hélio não hesitou em participar, reuniu três telas da sua autoria e partiu pro espaço cultural da ong-proteger para conversar com os novos artistas.


O artista nasceu em 25 de novembro de 1982, na cidade do Gama Df, mas sempre manteve contato com Luziânia, desde ano de 2000 quando chegou por estas paragens. Ele é filho de Miguel Pereira dos Santos e Elza rodrigues dos Santos, tem apenas uma irmã, por nome de Elisangela Rodrigues.

Por volta do ano de 2007 a 2009 participou de um curso de pintura com o artista Emanuel dos Santos (Japão) e lá pelos idos de 2010 frequentou o atelier de Odalva Guimarães onde assimilou várias técnicas de arte, formas geométricas e texturas, pintura em tela. Sua referência principal na pintura vem do cubismo do artista plástico Pablo Picasso de quem nutri profunda admiração e escola artística.

No ano de 2010 a 2011 participou de várias mostras na cidade de Luziânia incluindo uma coletiva de artistas da extinta ALUAPLA (Associação dos Artistas Plásticos de Luziânia) que aconteceu no Centro de Cultura e Convenções de Luziânia e contou com o apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal. Na conclusão do curso de pintura com a artista Odalva Guimarães participou de coletiva dos alunos no mesmo local.

Sua participação na roda de conversas com os alunos foi esclarecedora e enriquecedora do ponto de vista dos materiais utilizados e o processo de criação especialmente das texturas obtidas na pintura que enriquece a superfície da pintura com relevos diversos. O Helio falou das dificuldades de apoio na divulgação das obras e carência de espaços para exposição, na cidade.

Quanto ao objetivo do Projeto Novos Talentos, da Oficina de
arte da Ong-proteger, ele viu com bons olhos, pois ressaltou a importância da Ong em colocar novos artistas na cidade, no sentido de enriquecer a cena cultural, contribuindo para o fortalecimento do movimento artístico, turístico e cultural. E diz: “Os novos artistas vão enriquecer a cena da cidade antes muito paralisada e sem movimentação e eventos artísticos, é preciso movimentar a cena urbana, criar mais projetos no campo da arte, assim ganhar mais visibilidade e valorização da nossa arte”.

O projeto Novos Talentos da Pintura tem o apoio da Prefeitura Municipal de Luziânia, Secretaria de Cultura Juventude e Igualdade Racial, PNAB - Política Nacional Aldir Blanc do Governo Federal, Ministério da Cultura e realização da Ong-proteger Lza. (Por: José Álfio)


Obras de Arte do artista Helio Rodrigues:









segunda-feira, 3 de novembro de 2025

ARTISTA VISUAL HELY LOPES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA GO.

 

ARTISTA HELY LOPES COM OS NOVOS TALENTOS DA PINTURA EM LUZIÂNIA.


Professor José Álfio, Hely Lopes e Arley Cruz

O Artista visual Hely Lopes participou, na manhã de hoje, sábado, 01 de novembro de 2025, do workshop, roda de conversas e interação com os novos artistas da Oficina de Arte da Ong-proteger Lza, momento no qual apresentou 3 obras de arte, quadros da sua autoria para apreciação e fruição por parte do seleto grupo de alunos do projeto: Novos talentos da Pintura.

Hely é natural de Luziânia Go. Nasceu em 24 de janeiro de 1955, filho de Benedito Lopes Conde e Sebastiana Souza Lopes, com 4 irmãos. Cursou o primeiro grau no Colégio Gelmires Reis e frequentou o antigo Colégio Estadual, hoje Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz. Sua formação artística vem de longos períodos de frequência ao atelier do renomado artista D.J de Oliveira na década de setenta.

Seu estilo de pintura conecta-se ao expressionismo com temas ligados ao figurativo e paisagens naturais, com forte influência do D. J de Oliveira. Desta convivência e auxilio ao trabalho do grande mestre aprimorou sua arte na confecção de vários murais, dentre eles, o Mural da UFG, elaborado na técnica do afresco, Mural do Colégio Maria auxiliadora instalado na Praça do Cruzeiro em Goiânia, cujo temática se liga ao Padre Salesiano Don Bosco, Além da confecção do Mural da extinta Caixego em Aruanã, Onde foi grafado, as figuras dos Índios Carajás.

Hely nos contou que a época de ouro das artes plásticas em Luziânia se deu nos anos 80, quando realizaram-se várias exposições de arte em diversos locais da cidade, especialmente em 85 quando realizou uma individual de pinturas no hall de entrada do Ministério da Educação e Cultura em Brasília.

Perguntado sobre a importância do ensino de pintura aos novos aprendizes da arte, Hely não hesitou em destacar o papel da ong-proteger em segurar essa bandeira da arte, em: “ Oferecer uma oportunidade, uma alternativa de ensino, em emoldurar o desejo de ampliar novos horizontes com aprendizagem da pintura, favorecendo o talento, a imaginação de cada um com seu modo particular de ver o mundo , impactando a cultura da cidade.”


Camila, Lasara, Warley, Erica, Alfio, Hely, Arley, Mary e Lídia.

A programação da Ong segue, com a participação de importantes artistas da cidade, visitando o espaço cultural da ong, com palestras, workshop, e roda de conversas, interagindo com os alunos e apoiando o projeto Novos talentos da Pintura.

O projeto Novos Talentos da Pintura tem a marca do Governo Federal através da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, apoio da Prefeitura Municipal de Luziânia, Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, realização da Ong-proteger Lza, Oficina de Arte da Ong e Museu da ONG. A Ong-proteger Luziânia, funciona em sede provisória na Rua Coronel Antônio Carneiro 279, Centro Luziânia Go. Aberta a visitação das 11 as 17 horas, e aos sábados das 8 as 12 horas. Entrada franca. (por: José Álfio)

Pinturas do artista Hely Lopes.