SEGUNDA ETAPA DO PROJETO NOVOS TALENTOS DA PINTURA
Aconteceu no dia 27 de setembro as 10 horas a Exposição de Arte na técnica de Pintura Acrílica como parte integrante do projeto “Novos talentos da Pintura” que contou com o apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Luziânia, Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial e realização da Ong-proteger Lza, Entidade sediada em Luziânia Go que se tornou Ponto de Cultura e reuniu 11 (onze) artistas que participaram das Oficinas de Arte ministradas pelo professor, artista visual, escritor e produtor cultural José Álfio. A Exposição aconteceu no Espaço Cultural da Ong-Proteger Lza, Entidade sem fins lucrativos que abriga o Museu da Memória de Luziânia instalado na Rua Coronel Antônio Carneiro, centro, Luziânia Go.

As oficinas contemplaram a
formação em LIBRAS ( sinalizando a arte) através de aulas ministradas pela professora Renata Braga
como complementação do projeto NOVOS TALENTOS que se desenvolveu nas várias
etapas do desenvolvimento artístico, incluindo aulas de desenho, exercícios
experimentais, exercícios de observação, técnicas de sombreamento, confecção de
telas, experimento de elaboração de cores e texturas, aplicação e diluição de
pigmentos, Pintura em tela o que possibilitou uma certa segurança na execução
da pintura por parte dos alunos que frequentaram as oficinas.
Os artistas tiveram liberdade na escolha do tema, momento no qual muitos tiveram certa dificuldade ao defrontar com efeitos técnicos mais complexos na fase da execução, porém o professor auxiliou na dificuldade de cada um, em atendimento individualizado resolvendo o impasse técnico e garantindo o efeito esperado, no que resultou em trabalhos de grande nível de apresentação tendo em vista o curto período de execução das aulas, no que gerou expectativas quanto a coesão do grupo e a continuidade do projeto para um formato mais amplo do ponto de vista da técnica, da informação e da pesquisa artística.
Os novos artistas, de diferentes faixas etárias, representantes da comunidade de Luziânia, professores da Rede Municipal de Ensino, idosos, Institutos de acolhida, Lar das Crianças Andre Luiz, empresários locais com destaque a artista mirim Lidia de Paula, com apenas 10 anos, não demonstrou resistência no engajamento e aprendizado artístico, pois não faltou nenhuma aula, se dedicando diariamente ao projeto. Participaram também, as artistas Camila Castro, Isabella Queiroz, Warley Flavio, Sheila Meireles, Maria Amélia, Jaqueline Flávia, Lásara Cristina, Érica de Fátima, e Mary Helen, cada um com seu estilo único e com apenas uma obra em suporte experimental. A exposição antecede a exposição oficial que acontecerá no Centro de Cultura e Convenções da cidade em novembro deste ano em data a ser confirmada e que permanecerá aberta à visitação pública em horário comercial.
A abertura da exposição (de pré estreia) teve como
proposta uma nova dinâmica de comunicação, fugindo do caráter formal e solene. Os
convidados em reduzido número, acolhidos para uma roda de conversas com
cadeiras em círculo, pois se tratava de um evento voltado apenas para o grupo de
alunos, em tom de confraternização, manifestaram quanto a importância das
oficinas de arte, dos benéficos do projeto e da arte, ressaltando sempre a
necessidade da continuidade do projeto. Este momento foi contemplado com a
comemoração do aniversário da Sra Lásara Cristina, que agradeceu a oportunidade
de participar do projeto e incentivou os colegas a se dedicarem a pintura tendo
em vista seus benefícios a espiritualidade, ao encontro com a criatividade e
qualidade de vida, nos advertindo que: Prossegui. “Quero montar meu atelier,
meu espaço de trabalho e reflexão, este será o meu espaço, meu momento, preciso dele”. O evento prosseguiu com um delicioso café que
contou com a colaboração de todos e apoio da Ong-proteger Lza.
Importante ressaltar a presença da imprensa local no evento através da Rede Luziânia que registrou as imagens e colheu depoimentos dos integrantes do projeto com todo profissionalismo que sempre marcou a produção de conteúdos culturais para nossa cidade. Momento de grande importância a história da arte e da valorização da nossa cultura quando em entrevista aos organizadores do evento e público em geral, o professor Álfio destacou a importância da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura, e também da Prefeitura de Luziânia e a Secretaria de Cultura em possibilitar o acesso aos recursos destinados ao projeto do ensino da arte aos cidadãos de Luziânia. “Sempre tive o desejo de ensinar arte a comunidade e esta oportunidade chegou a nossa cidade... e fiquei muito feliz em ver o desenvolvimento dos alunos em tão pouco tempo de dedicação, hoje capazes de criar imagens encantadoras e provocadoras. Com certeza mais integrados e engajados na cultura e no desenvolvimento humano.” Ressalta o professor.
O projeto segue com outras etapas conforme
Plano de Trabalho, dentre elas, breve resumo da história da arte que contempla
três artistas modernos, workshop com artistas da cidade em apresentação da
trajetória artística e processo de produção artística, além de pratica artística
e produção de novos trabalhos para grande exposição coletiva e encerramento do
projeto.
As reservas de vagas para novas
turmas continuam abertas a comunidade. Maiores informações no Museu da Ong.
(Por: José Álfio)