terça-feira, 22 de abril de 2014

ONG DE LUZIÂNIA CRIA NÚCLEO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES



OBJETIVO
Articular conceitos e fomentar a práticas de pesquisas relacionadas ao campo da história estética, filosofia e literatura, bem como das implicações multidisciplinares adjacentes e inter complementares a outras áreas do conhecimento.
 Promover reflexões acerca da cultura, do desenvolvimento do senso crítico da realidade social, econômica, política e urbana da cidade.
JUSTIFICATIVA
Não se conhece uma entidade, programa ou ação voltada especificamente ao desenvolvimento  de um núcleo de estudos e pesquisas multidisciplinares em Luziânia.
Professores e pesquisadores de diferentes áreas atuam em diversos estabelecimentos de ensino com pouco contato acadêmico, pesquisa e estudos que favoreçam o desenvolvimento profissional, geralmente isolados sem a possibilidade de um intercâmbio interdisciplinar e intercultural que dê vazão, interação e divulgação aos resultados de pesquisas, saberes,informação e conhecimentos.
 PÚBLICO ALVO
Membros da ONG, Professores, Escritores, pesquisadores, estudiosos, Artistas, Universitários de Luziânia.
METODOLOGIA
NÚCLEO
Será constituído de membros da ong-protegerlza, associados efetivos, e convidados perfazendo o número de oito integrantes. Podendo expandir conforme a necessidade intelectual do projeto e a demanda de interesse acadêmico e cultural pertinente.
TEMÁTICAS
O grupo de pesquisadores e estudiosos integrantes do núcleo de estudos  apresentará na forma de palestra, conferências, simpósios, e outros,  temáticas previamente elaborada em determinado campo do conhecimento, o resultados de pesquisa e a fundamentação teórica de que se trata a temática a um reduzido numero de convidados, bem como poderá desenvolver formas de interatividade e partilha dos conhecimentos processados, em revista eletrônica da entidade, qual seja o blog da ONG.
ENCONTROS
A coordenação do grupo, frente às demandas do núcleo de estudos, Promoverá  encontros periódicos, com a participação de mediadores que através de metodologias próprias, tais como: filmes, palestras, simpósios, performances e outros recursos tecnológicos apresentem as temáticas suscitadas, aos membros do núcleo e aos convidados.
PALESTRANTE / CONFERENCISTA
Integrante do núcleo de estudos ou convidado da coordenação, que apresentara proposta para desenvolvimento de palestra relacionado ao tema dá área de atuação e pesquisa. Enviar a coordenação do evento com antecedência de 15 dias o currículo acadêmico contendo publicações e área de formação.
MEDIADOR
 Função rotativa em consonância com as temáticas suscitadas apresentará o currículo do palestrante, e que promoverá a interlocução entre o palestrante e o publico, com vistas a manter a ordem no processo de partilha das informações.
 ATA
Apresentar as sínteses e pontos fundamentais das apresentações e que servirá de consulta a elaboração de textos informativos, artigos, que serão utilizados na divulgação das proposições e resultados das pesquisas empreendidas, pelo núcleo de estudos ou convidados.
DIVULGAÇÃO
Os artigos produzidos, e autorizados pelos palestrantes, serão divulgados em revista eletrônica, ou seja. No blog da ONG, poderá desenvolver apostilas para consultas na biblioteca da ONG.
CONVITES
A formação do núcleo em primeira instância, será utilizado o convite impresso e pessoal, acompanhado de carta oficio da entidade promotora e idealizadora do certame, com informações relacionadas a programação do evento, cujo modelo estará disponível no banco de arte e criação da ONG.
LOGOMARCA
Estarão disponíveis para vinculação nas peças de campanha, documentos impressos e demais peças de publicidade, banners, panfletos, cartazes e outros, a logomarca do projeto “núcleo de estudos multidisciplinares” história, filosofia, estética e literatura, e outros da ONG-Protegerlza.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data show, Notebook, TV, vídeo, Sistema de som com microfones.
ESPAÇO CULTURAL
Quintal adaptado com quiosque, mesas com 40 lugares, fogão caipira, espaço para bar, lanche e café.
AVALIAÇÃO

No final de cada evento distribuir-se-á um questionário para avaliação da programação desenvolvida, com espaço para críticas e sugestões a serem implantadas visando o aprimoramento e desenvolvimento dos trabalhos apresentados. (José Álfio, Cleverson Camelo, Thiago Mendes Cardoso e Gustavo Fernandes Fialho)