terça-feira, 29 de abril de 2014

OFICINA DE GRAFITE DA ONG-PROTEGERLZA

   

 Aconteceu no ultimo domingo, numa ensolarada tarde do dia 27 de abril, a Primeira Oficina de Grafite da Ong-Proteger, com o slogam "I Love grafite", que contou com a participação de dez grafiteiros, que se revezaram nas diferentes etapas da elaboração do grafite. A oficina contou com a coordenação do professor Alfio, do apoio dos integrantes do grupo de teatro "Véu da Lua" e dos grafiteiros Ramon Patrício e Raquel Braz, ambos membros da Ong-Proteger e protagonistas do grupo CRI (Cultura de Rua Inspira Ação), parceria que vem mudando o visual da cidade com imagens surpreendentes da arte do grafite. Dos participantes, alguns apresentaram um certo domínio nos desenhos, outros com experiências em pinturas conseguiram desenvolver as qualidades do contorno das figuras. O trabalho desenvolveu desde a preparação da parede, cobertura com PVA, até a finalização com tinta spray na elaboração do grafite. Várias técnicas de preparação da tinta, formato de pincéis, aplicação do spray foram repassados aos participantes. Muitos ficaram empolgados com a realização da oficina e já aguardam com expectativa a próxima realização da ONG, como é o caso da Vitoria ( aluna de escola publica, ensino fundamental), que tem habilidades no desenho, porém não teve contato com a preparação de tintas e coloração de superfícies, e viu neste projeto uma oportunidade para desenvolver sua arte.  A artista mirim, já pensa em dedicar a arte do grafite, e conta que teve o apoio da mãe. " minha mãe vai me ajudar a comprar tintas para pintar o muro de casa" e desta maneira divulgar sua arte no bairro onde mora atraindo assim outros jovens para esta manifestação artística. A realização deste evento, inteiramente gratuito, com lanches, sucos e refrigerantes oferecidos pela Ong aos participantes, contou com o apoio da Polar Tintas, e também do trabalho voluntários dos membros da entidade, cumprindo assim mais um serviço de utilidade publica a comunidade juvenil que muito carece de cultura diversão e arte. (Por josé Álfio)

terça-feira, 22 de abril de 2014

ONG DE LUZIÂNIA CRIA NÚCLEO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES



OBJETIVO
Articular conceitos e fomentar a práticas de pesquisas relacionadas ao campo da história estética, filosofia e literatura, bem como das implicações multidisciplinares adjacentes e inter complementares a outras áreas do conhecimento.
 Promover reflexões acerca da cultura, do desenvolvimento do senso crítico da realidade social, econômica, política e urbana da cidade.
JUSTIFICATIVA
Não se conhece uma entidade, programa ou ação voltada especificamente ao desenvolvimento  de um núcleo de estudos e pesquisas multidisciplinares em Luziânia.
Professores e pesquisadores de diferentes áreas atuam em diversos estabelecimentos de ensino com pouco contato acadêmico, pesquisa e estudos que favoreçam o desenvolvimento profissional, geralmente isolados sem a possibilidade de um intercâmbio interdisciplinar e intercultural que dê vazão, interação e divulgação aos resultados de pesquisas, saberes,informação e conhecimentos.
 PÚBLICO ALVO
Membros da ONG, Professores, Escritores, pesquisadores, estudiosos, Artistas, Universitários de Luziânia.
METODOLOGIA
NÚCLEO
Será constituído de membros da ong-protegerlza, associados efetivos, e convidados perfazendo o número de oito integrantes. Podendo expandir conforme a necessidade intelectual do projeto e a demanda de interesse acadêmico e cultural pertinente.
TEMÁTICAS
O grupo de pesquisadores e estudiosos integrantes do núcleo de estudos  apresentará na forma de palestra, conferências, simpósios, e outros,  temáticas previamente elaborada em determinado campo do conhecimento, o resultados de pesquisa e a fundamentação teórica de que se trata a temática a um reduzido numero de convidados, bem como poderá desenvolver formas de interatividade e partilha dos conhecimentos processados, em revista eletrônica da entidade, qual seja o blog da ONG.
ENCONTROS
A coordenação do grupo, frente às demandas do núcleo de estudos, Promoverá  encontros periódicos, com a participação de mediadores que através de metodologias próprias, tais como: filmes, palestras, simpósios, performances e outros recursos tecnológicos apresentem as temáticas suscitadas, aos membros do núcleo e aos convidados.
PALESTRANTE / CONFERENCISTA
Integrante do núcleo de estudos ou convidado da coordenação, que apresentara proposta para desenvolvimento de palestra relacionado ao tema dá área de atuação e pesquisa. Enviar a coordenação do evento com antecedência de 15 dias o currículo acadêmico contendo publicações e área de formação.
MEDIADOR
 Função rotativa em consonância com as temáticas suscitadas apresentará o currículo do palestrante, e que promoverá a interlocução entre o palestrante e o publico, com vistas a manter a ordem no processo de partilha das informações.
 ATA
Apresentar as sínteses e pontos fundamentais das apresentações e que servirá de consulta a elaboração de textos informativos, artigos, que serão utilizados na divulgação das proposições e resultados das pesquisas empreendidas, pelo núcleo de estudos ou convidados.
DIVULGAÇÃO
Os artigos produzidos, e autorizados pelos palestrantes, serão divulgados em revista eletrônica, ou seja. No blog da ONG, poderá desenvolver apostilas para consultas na biblioteca da ONG.
CONVITES
A formação do núcleo em primeira instância, será utilizado o convite impresso e pessoal, acompanhado de carta oficio da entidade promotora e idealizadora do certame, com informações relacionadas a programação do evento, cujo modelo estará disponível no banco de arte e criação da ONG.
LOGOMARCA
Estarão disponíveis para vinculação nas peças de campanha, documentos impressos e demais peças de publicidade, banners, panfletos, cartazes e outros, a logomarca do projeto “núcleo de estudos multidisciplinares” história, filosofia, estética e literatura, e outros da ONG-Protegerlza.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data show, Notebook, TV, vídeo, Sistema de som com microfones.
ESPAÇO CULTURAL
Quintal adaptado com quiosque, mesas com 40 lugares, fogão caipira, espaço para bar, lanche e café.
AVALIAÇÃO

No final de cada evento distribuir-se-á um questionário para avaliação da programação desenvolvida, com espaço para críticas e sugestões a serem implantadas visando o aprimoramento e desenvolvimento dos trabalhos apresentados. (José Álfio, Cleverson Camelo, Thiago Mendes Cardoso e Gustavo Fernandes Fialho)

sábado, 12 de abril de 2014

ONG DE LUZIÂNIA PROMOVE OFICINA DE TEATRO



As oficinas de teatro, destinam-se a formação de um  grupo atuante de pesquisadores e estudiosos da Área das artes cênicas em Luziânia. A princípio, limitado a um grupo de atores em formação, especialmente aos jovens e adolescentes de baixa renda e que querem fazer teatro, ou para aqueles que não tiveram experiências teatrais, ou não frequentaram escolas ou instituições destinadas exclusivamente ao ensino do teatro e a qualificação do ator e, portanto àqueles que pretendem descobrir os valores desta arte. As oficinas, não se vincula a ideia de curso de formação de atores, e sim de construção do conhecimento e partilha das experiências em grupo, no capo teatral. Aprender fazendo é a base do conhecimento e desenvolvimento das oficinas.  As oficinas vêm acontecendo, no espaço cultural da ONG, geralmente aos domingos as 15::00 hs com termino as 17:00 hs. Os interessados participam de esquetes (autorais ou pré-determinadas) junto ao grupo "véu da lua" (em formação). O foco metodológico centra-se na improvisação, exploração da capacidade criativa e emocional do integrante das oficinas e ensaios. A seguir, construção do diálogo, roteiros, e montagem da sequência cenográfica, apresentação de esquetes e peças teatrais. Atores profissionais, professores especializados, Dramaturgos, diretores de grupos teatrais são oportunamente convidados a colaborarem na dinamização do projeto de oficina teatral da ONG. A seguir, uma avaliação da assiduidade, frequência, disciplina, integração, dedicação e talento constituem princípios que norteiam critérios para integração do novo ator ao grupo de teatro da ONG. (Por: José Álfio)