terça-feira, 16 de setembro de 2014

PALESTRA SOBRE MICHEL FOUCAULT NA ONG-PROTEGERLZA


                        Professor Claudiano Rocha em palestra na Ong-protegerlza. Luziânia Go. (foto: José Álfio)

Aconteceu neste sábado, 13 de Setembro de 2014, no espaço cultural da ONG Protegerlza, o Núcleo de Estudos Multidisciplinar desta organização. O evento foi coordenado pelo professor de Artes José Álfio e contou com a apresentação do palestrante, conferencista e Mestre em filosofia Claudiano Rocha, que conversou sobre o tema: “Michel Foucault e a idade do homem. No decorrer da palestra, Claudiano trouxe um breve histórico a respeito de Michel Foucault. Natural da frança, Foucault se interessou pelas ciências humanas, pelo fato de ter vivido no contexto da segunda guerra mundial. Era sempre mentalmente inquieto, curioso e angustiado diante da existência. Suas principais obras foram “A história da loucura e História da sexualidade. Assim, era concebido como um Pré-Estruturista nas obras “Vigiar e punir, e a História da sexualidade.
O Mestre Claudiano, finalizou a palestra dizendo que Foucault considera o poder como algo não só para a repressão, mas também como fonte criadoura para o saber e para a verdade. Perguntado sobre o falecimento do homem, respondeu que segundo Foucault, isto é enigmático.
Para a estudante Endy Santana, 3° semestre do curso de administração na Universidade Estadual de Goiás, UEG, a 2ª conferência foi no geral, 100% cultura o que ajudou a ampliar seus conhecimentos no âmbito filosófico. Sobre o palestrante, elogiou e disse que ele foi impessoal usando linguagem clara e objetiva
Pablo Homero, estudante de Administração 3° semestre na UEG, reiterou sua fala afirmando que quando se esclarece o jogo para a pessoa a respeito da punição, é sem dúvida a melhor opção; ao invés de punir só por punir. Finalizou dizendo que o diálogo é a melhor solução.
O evento ainda contou com outras atrações culturais, que é de natureza do projeto, o teatro ‘Véu da Lua’ coordenado por Ravi Roriz. O grupo apresentou a peça: ‘Chazinho caseiro’ que agradou os presentes. Muitos risos e olhares atentos para a temática. O público presente foi bem diversificado. Haviam estudantes da UEG, membros da ONG; convidados e moradores das proximidades.
Segundo o presidente de honra da ONG, professor José Álfio, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares tem como propósito principal incentivar práticas de pesquisas relacionadas ao campo da História, da Estética, da Filosofia e da Literatura e outras áreas do conhecimento, além de promover a inclusão de jovens pensadores no debate cultural, visando formar, nos mesmos, o senso crítico para que possam compreender com propriedade a realidade social, econômica, política e urbana a qual estão inseridos. O Núcleo é inovador que só tem a engrandecer o conhecimento sobre nossa realidade e o que podemos fazer para promover reflexões e melhorias práticas em nosso ambiente

A organização do Núcleo de Estudos Multidisciplinares da On-protegerlza, acredita que a realização desta 2ª Conferência de estudos Multidisciplinares, foi sem dúvida de grande importância acadêmica e cultural, alcançando as expectativas em relação à proposta do projeto, o que contribui para o conhecimento e a formação de jovens no contexto da realidade em que vivem. 
(Por: Alcino Sodré)

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TEXTO EDÉSIO MACHADO - LUZIÂNIA GO.



Fragmentos do Substrato Cultural do Planalto

“Por um imperativo superior, desses que descem do Além, senti-me compelido a me afastar da minha terra natal, ainda no verdor dos anos, para buscar os meios de saciar a sede do saber, que me parece haver trazido do berço. Aquela partida de um filho caçula, por demais agarrado aos aconchegos paternos e aos encantos paisagísticos, tão familiares, da origem, foi deveras dorida para uma personalidade em formação, mancando-se com traços tão profundos, quando indeléveis. A comoção recrudescia, ante o incógnito da busca das plagas distantes e estranhas, com presságios de que a força de vontade contra o retrocesso tornaria definitivo o ânimo de permanecer fora, sem estimativa do tempo de retorno. Tudo deixava transparecer que, enquanto começava a arrostar as aventuras do desconhecido, a vida se me arrancava do peito, para ficar na terra natal, com os entes queridos e os horizontes do campo que me viu nascer.”


Edésio Machado de Araújo, in História do Planalto, Academia de Letras e Artes do Planalto, Coletânea II Volume, Luziânia-GO, 2001 

OBITUÁRIO DE LUZIÂNIA


terça-feira, 22 de julho de 2014

ONG REALIZARÁ ASSEMBLÉIA PARA APROVAÇÃO DE NOVOS ASSOCIADOS



EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

                   O Presidente de Honra da Ong-Protegerlza no uso das atribuições estatutárias convoca todos os associados para realização da Assembléia Geral destinada a analise de proposições e admissão de novos associados efetivos da ONG. A realizar-se no dia 01 de Agosto, (sexta-feira) de 2014 as 18 horas, na sede provisória da Ong-Protegerlza situada na Rua Coronel Antônio Carneiro nº 279, Centro. Luziânia Go.

Atenciosamente

José Álfio da Silva

Presidente de honra da Ong-Protegerlza

quinta-feira, 26 de junho de 2014

REGISTROS HISTÓRICOS DE GELMIRES REIS DESAPARECEM DA CASA DA CULTURA DE LUZIÂNIA




Valioso acervo de imagens gravadas em fitas VHS, contendo depoimentos, entrevistas e imagens do historiador Gelmires Reis desapareceram dos arquivos da Casa da Cultura de Luziânia. As fitas, mais de três, encontravam-se em perfeito estado de conservação e permaneciam guardadas em armário instalado na sala de administração da Casa da Cultura, instituição que preserva parte do acervo do historiador. Com o desenvolvimento das novas tecnologias de preservação das imagens, os arquivos da VHS (antiga fitas de vídeo) seriam trans feridas para o DVD, provavelmente este serviço poderia ter sido acionado por empresas e personalidades aqui da cidade, e autorizado por dirigentes da instituição, ou surrupiadas não se sabe por quem, entretanto, até o presente momento, não sabemos do paradeiro das fitas. Assim a Ong-Portegerlza solicita das autoridades constituídas providências no sentido de encontrar as fitas do nosso renomado historiador, para que dessa maneira os moradores e visitantes de Luziânia possam ter acesso ao valioso legado histórico de Gelmires Reis, respaldando assim, a Casa da Cultura como instituição singular de valorização e preservação da História da cidade.(por: José Álfio)

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PALESTRA SOBRE STUART MILL NA ONG-PROTEGERLZA


       
                   (Professor Thiago Cardoso em palestra na Ong-Protegerlza)
 Aconteceu neste sábado, 24 de maio de 2014, no espaço cultural da ONG Protegerlza, o projeto piloto de implantação do Núcleo de Estudos Multidisciplinar desta organização. O evento foi coordenado pelo professor de Artes José Álfio e contou com a apresentação de palestra com o professor Thiago Mendes Cardoso, mestrando em Filosofia, que discorreu sobre o tema: “O Pensamento de Stuart Mill” e sua relevância filosófica para o mundo moderno.  Na ocasião o professor Thiago expôs questões existenciais que vêm de encontro com os dilemas sociais e políticos do momento atual. A platéia, formada especialmente por alunos do Ensino Médio de escolas da cidade, professores e convidados, se mostrou muito entusiasmada e envolvente, participando ativamente da palestra e da condução do debate. Como colocou o presidente de honra da ONG, professor José Alfio, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares tem como propósito principal incentivar práticas de pesquisas relacionadas ao campo da História, da Estética, da Filosofia e da Literatura e outras áreas do conhecimento, além de promover a inclusão de jovens pensadores no debate cultural, visando formar, nos mesmos, o senso crítico para que possam compreender com propriedade a realidade social, econômica, política e urbana a qual estão inseridos. Além do mais, o Núcleo é uma proposta inédita para a cidade, portanto algo inovador que só tem a engrandecer o conhecimento sobre nossa realidade e o que podemos fazer para promover reflexões e melhorias práticas em nosso ambiente. Portanto, de acordo com a natureza do projeto, o evento ainda contou com outras atrações culturais, como abertura do evento com apresentação do grupo de teatro “Véu da Lua” da ONG ProtegerLZA e apresentação da cantora mirim Melissa Santana (de 4 anos), filha de Charlene Santana e do professor Emer Merari, com a música “Livre estou". Assim, a organização do Núcleo de Estudos Multidisciplinares da On-protegerlza, acredita que o evento foi de grande relevância acadêmica e cultural, atingindo as expectativas em relação à proposta do projeto,  dessa forma contribuindo para a formação de nossos jovens no contexto da realidade em que vivem. (Por: Cleverson Camello. Luziânia-Goiás, 29/05/2014)

terça-feira, 29 de abril de 2014

OFICINA DE GRAFITE DA ONG-PROTEGERLZA

   

 Aconteceu no ultimo domingo, numa ensolarada tarde do dia 27 de abril, a Primeira Oficina de Grafite da Ong-Proteger, com o slogam "I Love grafite", que contou com a participação de dez grafiteiros, que se revezaram nas diferentes etapas da elaboração do grafite. A oficina contou com a coordenação do professor Alfio, do apoio dos integrantes do grupo de teatro "Véu da Lua" e dos grafiteiros Ramon Patrício e Raquel Braz, ambos membros da Ong-Proteger e protagonistas do grupo CRI (Cultura de Rua Inspira Ação), parceria que vem mudando o visual da cidade com imagens surpreendentes da arte do grafite. Dos participantes, alguns apresentaram um certo domínio nos desenhos, outros com experiências em pinturas conseguiram desenvolver as qualidades do contorno das figuras. O trabalho desenvolveu desde a preparação da parede, cobertura com PVA, até a finalização com tinta spray na elaboração do grafite. Várias técnicas de preparação da tinta, formato de pincéis, aplicação do spray foram repassados aos participantes. Muitos ficaram empolgados com a realização da oficina e já aguardam com expectativa a próxima realização da ONG, como é o caso da Vitoria ( aluna de escola publica, ensino fundamental), que tem habilidades no desenho, porém não teve contato com a preparação de tintas e coloração de superfícies, e viu neste projeto uma oportunidade para desenvolver sua arte.  A artista mirim, já pensa em dedicar a arte do grafite, e conta que teve o apoio da mãe. " minha mãe vai me ajudar a comprar tintas para pintar o muro de casa" e desta maneira divulgar sua arte no bairro onde mora atraindo assim outros jovens para esta manifestação artística. A realização deste evento, inteiramente gratuito, com lanches, sucos e refrigerantes oferecidos pela Ong aos participantes, contou com o apoio da Polar Tintas, e também do trabalho voluntários dos membros da entidade, cumprindo assim mais um serviço de utilidade publica a comunidade juvenil que muito carece de cultura diversão e arte. (Por josé Álfio)

terça-feira, 22 de abril de 2014

ONG DE LUZIÂNIA CRIA NÚCLEO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES



OBJETIVO
Articular conceitos e fomentar a práticas de pesquisas relacionadas ao campo da história estética, filosofia e literatura, bem como das implicações multidisciplinares adjacentes e inter complementares a outras áreas do conhecimento.
 Promover reflexões acerca da cultura, do desenvolvimento do senso crítico da realidade social, econômica, política e urbana da cidade.
JUSTIFICATIVA
Não se conhece uma entidade, programa ou ação voltada especificamente ao desenvolvimento  de um núcleo de estudos e pesquisas multidisciplinares em Luziânia.
Professores e pesquisadores de diferentes áreas atuam em diversos estabelecimentos de ensino com pouco contato acadêmico, pesquisa e estudos que favoreçam o desenvolvimento profissional, geralmente isolados sem a possibilidade de um intercâmbio interdisciplinar e intercultural que dê vazão, interação e divulgação aos resultados de pesquisas, saberes,informação e conhecimentos.
 PÚBLICO ALVO
Membros da ONG, Professores, Escritores, pesquisadores, estudiosos, Artistas, Universitários de Luziânia.
METODOLOGIA
NÚCLEO
Será constituído de membros da ong-protegerlza, associados efetivos, e convidados perfazendo o número de oito integrantes. Podendo expandir conforme a necessidade intelectual do projeto e a demanda de interesse acadêmico e cultural pertinente.
TEMÁTICAS
O grupo de pesquisadores e estudiosos integrantes do núcleo de estudos  apresentará na forma de palestra, conferências, simpósios, e outros,  temáticas previamente elaborada em determinado campo do conhecimento, o resultados de pesquisa e a fundamentação teórica de que se trata a temática a um reduzido numero de convidados, bem como poderá desenvolver formas de interatividade e partilha dos conhecimentos processados, em revista eletrônica da entidade, qual seja o blog da ONG.
ENCONTROS
A coordenação do grupo, frente às demandas do núcleo de estudos, Promoverá  encontros periódicos, com a participação de mediadores que através de metodologias próprias, tais como: filmes, palestras, simpósios, performances e outros recursos tecnológicos apresentem as temáticas suscitadas, aos membros do núcleo e aos convidados.
PALESTRANTE / CONFERENCISTA
Integrante do núcleo de estudos ou convidado da coordenação, que apresentara proposta para desenvolvimento de palestra relacionado ao tema dá área de atuação e pesquisa. Enviar a coordenação do evento com antecedência de 15 dias o currículo acadêmico contendo publicações e área de formação.
MEDIADOR
 Função rotativa em consonância com as temáticas suscitadas apresentará o currículo do palestrante, e que promoverá a interlocução entre o palestrante e o publico, com vistas a manter a ordem no processo de partilha das informações.
 ATA
Apresentar as sínteses e pontos fundamentais das apresentações e que servirá de consulta a elaboração de textos informativos, artigos, que serão utilizados na divulgação das proposições e resultados das pesquisas empreendidas, pelo núcleo de estudos ou convidados.
DIVULGAÇÃO
Os artigos produzidos, e autorizados pelos palestrantes, serão divulgados em revista eletrônica, ou seja. No blog da ONG, poderá desenvolver apostilas para consultas na biblioteca da ONG.
CONVITES
A formação do núcleo em primeira instância, será utilizado o convite impresso e pessoal, acompanhado de carta oficio da entidade promotora e idealizadora do certame, com informações relacionadas a programação do evento, cujo modelo estará disponível no banco de arte e criação da ONG.
LOGOMARCA
Estarão disponíveis para vinculação nas peças de campanha, documentos impressos e demais peças de publicidade, banners, panfletos, cartazes e outros, a logomarca do projeto “núcleo de estudos multidisciplinares” história, filosofia, estética e literatura, e outros da ONG-Protegerlza.
RECURSOS DIDÁTICOS
Data show, Notebook, TV, vídeo, Sistema de som com microfones.
ESPAÇO CULTURAL
Quintal adaptado com quiosque, mesas com 40 lugares, fogão caipira, espaço para bar, lanche e café.
AVALIAÇÃO

No final de cada evento distribuir-se-á um questionário para avaliação da programação desenvolvida, com espaço para críticas e sugestões a serem implantadas visando o aprimoramento e desenvolvimento dos trabalhos apresentados. (José Álfio, Cleverson Camelo, Thiago Mendes Cardoso e Gustavo Fernandes Fialho)

sábado, 12 de abril de 2014

ONG DE LUZIÂNIA PROMOVE OFICINA DE TEATRO



As oficinas de teatro, destinam-se a formação de um  grupo atuante de pesquisadores e estudiosos da Área das artes cênicas em Luziânia. A princípio, limitado a um grupo de atores em formação, especialmente aos jovens e adolescentes de baixa renda e que querem fazer teatro, ou para aqueles que não tiveram experiências teatrais, ou não frequentaram escolas ou instituições destinadas exclusivamente ao ensino do teatro e a qualificação do ator e, portanto àqueles que pretendem descobrir os valores desta arte. As oficinas, não se vincula a ideia de curso de formação de atores, e sim de construção do conhecimento e partilha das experiências em grupo, no capo teatral. Aprender fazendo é a base do conhecimento e desenvolvimento das oficinas.  As oficinas vêm acontecendo, no espaço cultural da ONG, geralmente aos domingos as 15::00 hs com termino as 17:00 hs. Os interessados participam de esquetes (autorais ou pré-determinadas) junto ao grupo "véu da lua" (em formação). O foco metodológico centra-se na improvisação, exploração da capacidade criativa e emocional do integrante das oficinas e ensaios. A seguir, construção do diálogo, roteiros, e montagem da sequência cenográfica, apresentação de esquetes e peças teatrais. Atores profissionais, professores especializados, Dramaturgos, diretores de grupos teatrais são oportunamente convidados a colaborarem na dinamização do projeto de oficina teatral da ONG. A seguir, uma avaliação da assiduidade, frequência, disciplina, integração, dedicação e talento constituem princípios que norteiam critérios para integração do novo ator ao grupo de teatro da ONG. (Por: José Álfio)

terça-feira, 25 de março de 2014

ONG DE LUZIÂNIA PROMOVE OFICINA DE GRAFITE


Está prevista para acontecer no mês de abril de 2014 a Primeira Oficina de Grafite de Luziânia, com o slogan "I Love Graffiti" sob a coordenação da Ong-Protegerlza. O slogan em inglês, se liga a inter disciplinaridade dos conteúdos e áreas do conhecimento, tais como arquitetura, sociologia, história e urbanismo e outras encampadas na atividade do grafite. As Inscrições serão realizadas via internet e os participantes, se menores, deverão apresentar a autorização dos pais ou responsáveis e acontecerão até o dia 28 de março, podendo ser prorrogadas. A Oficina, inteiramente gratuita destina-se a um encontro preliminar com duração de oito horas disponibilizadas à apresentação e ao desenvolvimento de técnicas artísticas, uso de materiais e equipamentos para elaboração da arte do grafite, além de constituir-se em atividade prática  dos conteúdos da disciplina de arte do ensino médio. A Oficina voltada ao público de baixa renda, oriundos de escolas estaduais e municipais de Luziânia, ou institutos que desenvolvam assistência a juventude enseja assim, desenvolver a criatividade, a elevação da auto estima dos participantes, propondo-se como atividade de prevenção e combate à violência urbana. As vagas serão limitadas a  um grupo de 10 participantes considerando a limitação do espaço físico da sede provisória da ONG e a disponibilidade dos materiais. Enseja-se que esta atividade tenha continuidade no sentido de formar um núcleo de pesquisa artística com atuação na cena urbana de modo a contribuir com o ensino e o desenvolvimento da cultura artística da cidade. (Por: José Álfio)