terça-feira, 23 de julho de 2024

 

RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO REVITALIZA CINECLUBE EM LUZIÂNIA GO.



               Professor Tiago, ´José Álfio e Cleverson Camelo da diretoria da Ong-Proteger Lza. No espaço Cultural da Ong. Cineclube Vagalume.

Recursos da Lei Paulo Gustavo revitaliza cineclube em Luziânia Go.

Os recursos, na ordem de 10 mil reais viabilizados pela Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura Municipal de Luziânia, destinados ao Cineclube Vagalume da Ong-proteger Luziânia, através de termo de execução cultural, na modalidade de fomento à execução de ações culturais possibilitará a comunidade de Luziânia, especialmente aos jovens e estudantes da rede Pública Estadual de Ensino, o acesso ao espaço e programação do Cineclube.

O Cineclube vagalume, estrutura cultural da Ong-proteger Lza está instalado no Espaço Cultural da Ong Protege Lza, em galpão aberto multiuso, com área de 8 X 6 metros aproximadamente e conta atualmente com 50 cadeiras, telão de 2 X 180, Retroprojetor, Sistema de Som, e internet.  O funcionamento e programação do cineclube foi interrompido pela pandemia que assolou o país, e dificuldades na gestão logística e cinematográfica.

O espaço do cineclube funcionou de forma precária com instalações que sofreram danificações ao longo do tempo, em parte, por força do tempo, dificuldades na manutenção e ações de vandalismo as estruturas do cinema. O piso desgastado, cobertura com presença de goteiras em função da falta de estruturas de calhas, presença de degraus que dificultava o acesso de cadeirantes, lona de projeção danificada por força do vandalismo que provocou o corte e desprendimento da mesma, além de problemas na projeção de imagens em função de falha no  equipamento, projetor, quebra do suporte de fixação do projetor, por força do vandalismo e oxidação de cabos da internet.

Com a disponibilização dos recursos financeiros oriundos da Lei Paulo Gustavo, ações direcionadas a inclusão social foi contemplada, através da construção de rampa de acesso ao espaço cultural da Ong-Proteger, desta maneira os cadeirantes terão acesso ao cineclube da Ong, oficinas culturais e toda programação da entidade. O piso recebeu um novo, resistente e duradouro revestimento, através do cimento queimado. O telão foi substituído, e a cozinha ganhou novo aparelho de refrigeração, para condicionamento de água, sucos naturais, bebidas e afins, o equipamento foi provisionado, e cabos trocados.

Desta maneira o cineclube vagalume estará pronto, com um novo visual e estrutura de funcionamento para receber os cinéfilos e programadores visuais, com projeção de filmes e vídeos a toda comunidade que frequenta o espaço cultural da ong-proteger Luziânia. (Por: José Álfio.)