quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Relatório de execução do Projeto: Trilhas da paz - Cineclube Vagalume - Ong-proteger Lza

 Ong-proteger Lza. CNPJ 10687585/0001-13, com Sede em Luziânia vem a publico apresentar relatório de execução do termo 33/2024. nos termos a seguir:



 

ONG-PROTEGER LZA

RELATÓRIO SÓCIO CULTURAL E AVALIATIVO

COM PRESTAÇÃO DE CONTAS DO TERMO DE EXECUÇÃO CULTURAL Nº33/2024

 

OBJETO: EDITAL Nº 06/2023 – LEI COMPLEMENTAR Nº 195/2022 (LEI PAULO LGUSTAVO)

DECRETO 11.5215/2023 (DECRETO PAULO GUSTAVO) E DECRETO 11.453/2023 (DECRETO DE FOMENTO)

 

PROJETO: CINECLUBE VAGALUME – TRILHAS DA PAZ

Ong-Proteger Lza. Entidade sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ 10.687.585/0001-13. Com sede a Rua Coronel Antônio Carneiro 279, centro Luziânia Go. Vem através deste apresentar relatório Sócio Cultural e Avaliativo da execução e desenvolvimento, bem como dos resultados alcançados através do projeto Trilhas da Paz do Cineclube Vagalume da Ong-proteger Luziânia.

1 – Os recursos

Na ordem de 10.000,00 (dez mil reais) foram de suma importância na revitalização do espaço do Cineclube e execução do projeto, apesar de que do período de abertura da conta bancária (SICRED) até a data de repasse dos recursos, decorreram 05 (cinco) meses, incidindo taxas bancárias denominadas integr. capital subscrito, que impactou em itens exequíveis da planilha orçamentária. (em Relatório Financeiro/Comprovante: Saldo atual e Extrato de 10 de maio de 20024)

 2 – O cartaz

Elaborado com aplicativo Corew e vinculado em 10 de agosto no Instagram, pagina da Ong-proteger Lza, (proteger Luziânia ong) através da edição Reels, com fundo musical a-ha – Take on Me, e também no facebook, além dos grupos da ong no whatsApp, mostra a logo do Cineclube, o destaque na cor amarelo indicando o acesso gratuito, com destaque ao título do projeto: Trilhas da paz, e também a logomarca dos patrocinadores e realizadores do projeto, indicando que esta ação cultural contemplada pelo edital 06/2023. Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.



 

CARTAZ DO CINECLUBE VAGALUME. PROJETO TRILHAS DA PAZ. ONG-PROTEGER LZA

 

3 – Artigo sobre o projeto e divulgação.

Com o titulo “Recursos da Lei Paulo Gustavo revitaliza cineclube em Luziânia Go.” pode ser conferido no blog da Ong (ong-protegerlza.blogspot.com). O artigo publicado em 23 de julho de 2024 indica o público alvo, menciona as especificações do espaço, equipamentos disponíveis, dificuldades de operacionalização, danificações e entraves tecnológicos, sociais e ambientais, e apresenta a revitalização do espaço, das estruturas, possibilitadas pelos recursos advindos da Lei Paulo Gustavo. Com foto ilustrativa que mostra parte do ambiente do Cineclube e presença dos membros da diretoria da Ong.


 Professor Thiago, Professor José Álfio e Professor Cleverson Camelo. Presidente e Diretores da Ong-proteger Luziânia.

 

4 – Abertura e temporada de exibição – Filmes sobre Bullying. Participação do CCI.

A abertura do projeto em sua primeira exibição, contou com a presença dos membros da CCI (Centro de Convivência dos Idosos), A lista de presença (em anexo) registrou a presença de 15 (quinze idosos) que assistiram ao filme RED aposentados e perigosos, do diretor Robert Schwentke que traz como ator principal Bruce willis. O filme escolhido, com 1:51 minutos de duração prendeu a atenção dos participantes despertando emoções e aplausos, acompanhados de pipocas e água mineral servidos gratuitamente pelos voluntários da ONG. Mais sobre a abertura pode ser conferido em artigo no blog da Ong (ong-protegerlza.blogspot.com) que além de trazer uma reflexão sobre a linguagem do cinema e a violência urbana, ilustra o artigo, uma bela imagem (foto) do evento que mostra os participantes assistindo o filme e, em destaque, a Sra Deusimar com camiseta do evento.

Grupo de Idosos do CCI (Centro de Convivência dos Idosos) de Luziânia, presente no Espaço da Ong. Cineclube Vagalume. Projeto: Trilhas da Paz. 2024


5 – Apresentação do Projeto e início da seção. Filme: RED Aposentados e Perigosos. Cineclube Vagalume. “Trilha da paz”. Com destaque a Sra Deusimar, com camiseta da Equipe.


5 – Cineclube Vagalume. Projeto Trilhas da Paz e Escolas da cidade.

 A participação das escolas estaduais, principalmente do Colégio Epaminondas Roriz aos cuidados da Diretora Glaucia foi bastante produtivo pois conseguimos lotar o espaço do Cineclube, que revezaram em quatro horário de apresentação, com um público estimado em mais de 200 (duzentos alunos, (lista de presença), somando a 03 Turmas que não assinaram a lista, somente daquele colégio. A maioria dos alunos pertencem ao Ensino Fundamental e residem nos bairros próximos ao centro da cidade: Fumal, Viegas, Setor Aeroporto, Bairro Santa e São Caetano. Todos muito bem recebidos pela equipe da Ong e coordenação do cineclube, onde foi servido água mineral e pipocas. Importante destacar a equipe de professores da Inclusão que levaram os alunos para participarem do projeto com resultados positivos ao papel da escola que abre espaço as pessoas com necessidades especiais principalmente os autistas que assistiram ao filme, e se destacaram no projeto.


Alunos do Colégio Epaminondas Roriz assistindo filme sobre Bullylng, no Cineclube Vagalume da Ong-proteger Lza. Projeto “Trilhas da paz”. Luziânia Go.


Alunos do Colégio Estadual Epaminondas Roriz presente no Cineclube Vagalume participando do Projeto “Trilhas da Paz”. Espaço Cultural da Ong-proteger Lza. Luziânia Go.

 

 A precariedade do Espaço, refiro-me as condições de iluminação e vedação da Luz, momento em que tivemos que recorrer a improvisação de lonas e TNT e o desconforto dos assentos, não foi empecilho, nem barreira para o alcance dos nossos objetivos, pois o cinema pode ir mais longe chegar até os bairros distantes impactando na formação integral do cidadão, assim o espaço da Ong foi ganhando força no sentido de conquistar uma pausa , do mundo virtual, do exagerado apego e vicio ao uso do celular para apresentar ao público: Jovens , adultos e idosos o momento do cinema, do cineclube Vagalume da ong-proteger Luziânia. Outras instituições somaram força ao projeto com a participação dos professores e alunos do período Noturno.

 

6 – Cineclube Vagalume. Projeto Trilhas da Paz e Escolas do Período Noturno.

Bastante oportuno e digno de nota a participação dos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz, administrado pela Zelosa e competente Professora e Diretora Valdirlene Rodrigues que conferiu no projeto uma oportunidade valiosa para formação dos alunos e não mediu esforços no sentido de apoiar a iniciativa, vista como de grande importância ao ensino, aprendizagem e formação do cidadão e determinou a coordenação para que acompanhasse as turmas do noturno ao espaço da ONG, pois o projeto disponibilizou transporte aos alunos das instituição que aderiram ao projeto.


Alunos do Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz participando do Projeto: “Trilhas da Paz” do Cineclube Vagalume da Ong-Proteger Lza. Foto: José Álfio 2024

 

 7 – Cineclube Vagalume. Projeto Trilhas da Paz e Alunos da UEG

O projeto não parou ai, Alunos do curso de Pedagogia (aproximadamente 95) da Universidade Estadual de Goiás, Campus Luziânia se deslocaram ao espaço da Ong, no dia 11 de setembro para assistir ao filme: Vida Maria/ Estudo Errado e também  o Documentário: Liberdade de Ser, em seguida desenvolveram uma aula aberta sobre a questão do Bullying, momento de muita descontração, reflexão, debate e comentários conduzido pelo Professor Adelson Moreira da disciplina Corpo, Cultura e Expressividade, partilha que contou com a participação do Professor de Filosofia e Sociologia, Thiago Cardoso membro da Diretoria da Ong e Coordenador da Programação Cultural do Cineclube Vagalume. O encerramento foi marcado por verdadeira festa, com sorteio de obras de arte, livros e camisetas do projeto aos participantes. Assim o projeto não encerra, pois daremos continuidade as ações, inclusive com outras temáticas e ações que valorize a produção nacional e regional, incluindo Oficinas de roteiro, Produção independente, filosofia e cinema e muito mais.


Professor Thiago Cardoso, Membro da Diretoria da Ong e Coordenador do Cineclube Vagalume e Alunos do curso de Pedagogia da UEG. Projeto: “Trilhas da Paz”.


Alunos da UEG, presente no Espaço Cultural da Ong-proteger lza, Projeto: Trilhas da Paz. Cineclube Vagalume. Luziânia Go.


 Discente do Curso de Pedagogia da UEG Emanuelle Nolasco e Professor José Álfio, em sorteio de Camisetas do Projeto Trilhas da Paz da Ong-proteger Luziânia.

 

 7 – Cineclube Vagalume. Projeto Trilhas da Paz e imprensa local

O projeto trilhas da Paz recebeu atenção de parte da mídia local, principalmente através de uma das páginas mais influentes no meio Político e Empresarial da cidade, com várias entrevistas de personalidades do meio cultural e artístico, refiro-me à Rede Luziâna. O jornalista, também aluno da UEG vinculou uma importante matéria sobre o projeto e a participação da UEG que repercutiu positivamente na cidade, a notícia espalhou gerando engajamentos e compartilhamentos pelos seguidores da página e público em geral, desta maneira o jornalista e Fotografo Arley Cruz da Rede Luziânia sob descrever os momentos e objetivos almejados pela Ong e seu Cineclube pois destacou com maestria e profissionalismo o trabalho da ONG mencionando os patrocinadores e promovedores do evento em matéria que com certeza ficara registrada na memória do povo de LUZIÂNIA, como um acontecimento ímpar, de importância fundamental na história do cinema e da arte na cidade.


 

Ver mais em:

Ong-protegerlza.blogspot.com

Instagram: proteger_luziânia _ong

Facebook: Proteger Luziânia - Ong


7 – Cineclube Vagalume. Projeto Trilhas da Paz e Museu da ONG

 

Alunos de diversas escolas, jovens, adultos, idosos e frequentadores do espaço tiveram a oportunidade de visitar o Museu da Ong (Museu da Memória de Luziânia), já que se encontra instalado no espaço de entrada da ONG, considerado a recepção da ong, onde o ponto alto é a História e a preservação do Patrimônio Material da Cidade. Uma coleção valiosa de artefatos, objetos e fotografias que contam a história da cidade, a visita a este espaço constitui-se em complemento cultural ao projeto do Cineclube Vagalume da Ong-proteger Luziânia. Ali muitos alunos identificavam os lugares que foram destruídos pela modernidade, e nas fotos, algum parente, dos amigos, dos familiares, dos avós, do passado da cidade.

 

8 – Resumo geral e alcance do projeto

A equipe de Coordenação e Apoio do Projeto registrou a presença dos participantes na seguinte ordem:

CCI (Centro de Convivência dos Idosos) ------------------------------------------------ 20

Colégio Estadual Epaminondas Roriz ---------------------------------------------------267

Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz -------------------------------------------------- 67

Universidade Estadual de Goiás ---------------------------------------------------------- 65

 Total público alcançado ------------------------------------------------------------------ 419

 

Obs: O Colégio Epaminondas participou com 4 (quatro) turmas de aproximadamente 45 alunos e que não assinaram a lista, alunos do ensino fundamental, num total de aproximadamente 180 alunos. 87 alunos daquele estabelecimento assinaram a lista, perfazendo um total de 267  e  que pode ter ultrapassar a o teto indicado.

9 – Agradecimentos

A Ong-proteger através do seu Presidente de Honra, Presidente Executivo e Diretoria agradece:

Ao Governo Federal, Governo Estadual, Governo Municipal, Prefeitura de Luziânia, Secretaria de Cultura, Juventude e Igualdade Racial, CCI – Centro de Convivência dos Idosos, Universidade de Goiás, Colégio Estadual Epaminondas Roriz, Colégio Estadual Antônio Valdir Roriz, Rede Luziânia de Notícias, toda equipe do Projeto e a todos que de alguma forma colaboraram com a realização deste projeto.

 

Luziânia 13 de novembro de 2024

 

 

_____________________________________

                                                                                  Jose Álfio da Silva

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

CINECLUBE VAGALUME DE LUZIÂNIA ABRE TEMPORADA DE EXIBIÇÃO.

 

Cineclube Vagalume abre temporada de exibição - Filmes sobre Bullying.

(Integrantes do CCI presentes no Cineclube Vagalume. Luziânia Go. 17/08/2024.

               A temporada de filmes sobre Bullying faz parte do projeto: Trilhas da paz, cuja realização foi possível através dos recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, para o setor do audiovisual, que contemplou o Cineclube Vagalume da Ong-proteger de Luziânia Go, através do edital 02 de 2023, que revitalizou o espaço e possibilitou a execução do projeto cinematográfico.

             O projeto “foi pensado no enfrentamento da violência, em suas diversas formas de manifestação, desde o campo psicológico, físico e sensorial aos espaços da convivência humana, tanto nos grupos sociais, políticos, religiosos, escolares, ao ambiente de trabalho e ambiente familiar”.  O autor vê na linguagem do cinema uma ferramenta artística poderosa na minimização dos mecanismos da violência, e prossegue indicando que o projeto propõe através do Cinema “constituir-se num poderoso remédio na prevenção e conscientização das perspectivas da violência, indicando um caminho, uma trilha rumo a construção da cultura da paz” sinaliza o professor José Alfio, autor do projeto e Diretor do Cineclube Vagalume.  

              Para  uma plateia reduzida, cerca de 15 idosos, (com 40 cadeiras disponíveis, 50 convites disponibilizados)  ligados ao CCI (Centro de Conivência dos Idosos da Secretaria da Promoção Social, da Prefeitura Municipal de Luziânia), além da equipe de produção e visitantes, foi servido pipoca e agua mineral além do sorteio de vários brindes, dentre eles, camisetas com a logo dos realizadores e apoiadores do projeto, vasos de cimento e até obra de arte ao público presente.

             O evento registrado por fotos das câmeras de celulares, teve a cobertura da imprensa local, através do influenciador Elvis Vasconcelos que vinculou uma entrevista em sua página do facebook.

             O filme com 1:51 minutos de duração prendeu a atenção dos participantes, despertando emoções e aplausos, em resposta ao gênio criador Robert Schwentke diretor do filme RED Aposentados e Perigosos, cujos integrantes já bem conhecido dos cinéfilos de plantão, apresenta como ator principal Bruce Willis, ladeado por Morgan Freeman, ladeado por Helen Mirren e Mary-Louise Parker.

               Em síntese o filme mostra que, após sobreviver a uma tentativa de homicídio investida por assassinos de aluguel, o agente aposentado da CIA Frank Mores (Bruce Willis) decide se unir ao seu antigo time de campo para garantir a segurança de sua família.

                A escolha do filme provoca uma reflexão sobre a questão da violência urbana, muito recorrente na região, aqui do entorno da capital federal, e faz uma contextualização a questão do empoderamento dos aposentados, idosos que se unem em  busca da segurança, do lazer e do direito a cultura, do atendimento, e da proteção,  com a grande maioria, esquecidos entregues ao calvário da burocracia e do atendimento que lhes dê uma sobrevivência digna, prescrita nas linhas de seus estatutos.

                Em parte, atingimos o objetivo prescrito nas letras do nosso projeto, propondo o debate sobre a questão do bullying, da violência e da justiça social.  Abertos a sugestão para nossa programação, bem como da colaboração dos parceiros no sentido de indicação de outros filmes e conteúdo que comungam do mesmo ideal artístico de vislumbrar uma paisagem de paz entre os cidadãos, prossegue nosso esforço e trabalho em prol de uma sociedade mais justa, com melhores condições e qualidade de vida aos idosos. (por: José Álfio)

terça-feira, 23 de julho de 2024

 

RECURSOS DA LEI PAULO GUSTAVO REVITALIZA CINECLUBE EM LUZIÂNIA GO.



               Professor Tiago, ´José Álfio e Cleverson Camelo da diretoria da Ong-Proteger Lza. No espaço Cultural da Ong. Cineclube Vagalume.

Recursos da Lei Paulo Gustavo revitaliza cineclube em Luziânia Go.

Os recursos, na ordem de 10 mil reais viabilizados pela Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura Municipal de Luziânia, destinados ao Cineclube Vagalume da Ong-proteger Luziânia, através de termo de execução cultural, na modalidade de fomento à execução de ações culturais possibilitará a comunidade de Luziânia, especialmente aos jovens e estudantes da rede Pública Estadual de Ensino, o acesso ao espaço e programação do Cineclube.

O Cineclube vagalume, estrutura cultural da Ong-proteger Lza está instalado no Espaço Cultural da Ong Protege Lza, em galpão aberto multiuso, com área de 8 X 6 metros aproximadamente e conta atualmente com 50 cadeiras, telão de 2 X 180, Retroprojetor, Sistema de Som, e internet.  O funcionamento e programação do cineclube foi interrompido pela pandemia que assolou o país, e dificuldades na gestão logística e cinematográfica.

O espaço do cineclube funcionou de forma precária com instalações que sofreram danificações ao longo do tempo, em parte, por força do tempo, dificuldades na manutenção e ações de vandalismo as estruturas do cinema. O piso desgastado, cobertura com presença de goteiras em função da falta de estruturas de calhas, presença de degraus que dificultava o acesso de cadeirantes, lona de projeção danificada por força do vandalismo que provocou o corte e desprendimento da mesma, além de problemas na projeção de imagens em função de falha no  equipamento, projetor, quebra do suporte de fixação do projetor, por força do vandalismo e oxidação de cabos da internet.

Com a disponibilização dos recursos financeiros oriundos da Lei Paulo Gustavo, ações direcionadas a inclusão social foi contemplada, através da construção de rampa de acesso ao espaço cultural da Ong-Proteger, desta maneira os cadeirantes terão acesso ao cineclube da Ong, oficinas culturais e toda programação da entidade. O piso recebeu um novo, resistente e duradouro revestimento, através do cimento queimado. O telão foi substituído, e a cozinha ganhou novo aparelho de refrigeração, para condicionamento de água, sucos naturais, bebidas e afins, o equipamento foi provisionado, e cabos trocados.

Desta maneira o cineclube vagalume estará pronto, com um novo visual e estrutura de funcionamento para receber os cinéfilos e programadores visuais, com projeção de filmes e vídeos a toda comunidade que frequenta o espaço cultural da ong-proteger Luziânia. (Por: José Álfio.)