terça-feira, 16 de setembro de 2014

PALESTRA SOBRE MICHEL FOUCAULT NA ONG-PROTEGERLZA


                        Professor Claudiano Rocha em palestra na Ong-protegerlza. Luziânia Go. (foto: José Álfio)

Aconteceu neste sábado, 13 de Setembro de 2014, no espaço cultural da ONG Protegerlza, o Núcleo de Estudos Multidisciplinar desta organização. O evento foi coordenado pelo professor de Artes José Álfio e contou com a apresentação do palestrante, conferencista e Mestre em filosofia Claudiano Rocha, que conversou sobre o tema: “Michel Foucault e a idade do homem. No decorrer da palestra, Claudiano trouxe um breve histórico a respeito de Michel Foucault. Natural da frança, Foucault se interessou pelas ciências humanas, pelo fato de ter vivido no contexto da segunda guerra mundial. Era sempre mentalmente inquieto, curioso e angustiado diante da existência. Suas principais obras foram “A história da loucura e História da sexualidade. Assim, era concebido como um Pré-Estruturista nas obras “Vigiar e punir, e a História da sexualidade.
O Mestre Claudiano, finalizou a palestra dizendo que Foucault considera o poder como algo não só para a repressão, mas também como fonte criadoura para o saber e para a verdade. Perguntado sobre o falecimento do homem, respondeu que segundo Foucault, isto é enigmático.
Para a estudante Endy Santana, 3° semestre do curso de administração na Universidade Estadual de Goiás, UEG, a 2ª conferência foi no geral, 100% cultura o que ajudou a ampliar seus conhecimentos no âmbito filosófico. Sobre o palestrante, elogiou e disse que ele foi impessoal usando linguagem clara e objetiva
Pablo Homero, estudante de Administração 3° semestre na UEG, reiterou sua fala afirmando que quando se esclarece o jogo para a pessoa a respeito da punição, é sem dúvida a melhor opção; ao invés de punir só por punir. Finalizou dizendo que o diálogo é a melhor solução.
O evento ainda contou com outras atrações culturais, que é de natureza do projeto, o teatro ‘Véu da Lua’ coordenado por Ravi Roriz. O grupo apresentou a peça: ‘Chazinho caseiro’ que agradou os presentes. Muitos risos e olhares atentos para a temática. O público presente foi bem diversificado. Haviam estudantes da UEG, membros da ONG; convidados e moradores das proximidades.
Segundo o presidente de honra da ONG, professor José Álfio, o Núcleo de Estudos Multidisciplinares tem como propósito principal incentivar práticas de pesquisas relacionadas ao campo da História, da Estética, da Filosofia e da Literatura e outras áreas do conhecimento, além de promover a inclusão de jovens pensadores no debate cultural, visando formar, nos mesmos, o senso crítico para que possam compreender com propriedade a realidade social, econômica, política e urbana a qual estão inseridos. O Núcleo é inovador que só tem a engrandecer o conhecimento sobre nossa realidade e o que podemos fazer para promover reflexões e melhorias práticas em nosso ambiente

A organização do Núcleo de Estudos Multidisciplinares da On-protegerlza, acredita que a realização desta 2ª Conferência de estudos Multidisciplinares, foi sem dúvida de grande importância acadêmica e cultural, alcançando as expectativas em relação à proposta do projeto, o que contribui para o conhecimento e a formação de jovens no contexto da realidade em que vivem. 
(Por: Alcino Sodré)