Situado no bairro do rosário, em Luziânia Goiás, o velho casarão que pertenceu ao renomado pintor e muralista D. J de Oliveira, perde parte de suas paredes, deixando exposto alguns objetos do período em que o artista ali residiu, colocando em risco o acervo patrimonial do artista. Objetos que possivelmente ali guardados e que a merce de vândalos ao adentrarem ali, poderão dilapidá-los, danificá-los ou subtraí-los. A intensificação das chuvas na região pode ter acelerado o processo de desabamento de parte da parede frontal do casarão. Pelas imagens, aqui abaixo registradas, mostra o que sobrou de uma caixa de energia e parte dos escombros na calçada do casarão. Enquanto isso, as obras de reforma na praça Raimundo de Araujo Melo, onde está situado o Painel Três Bicas, grande obra em azulejos de autoria do D.J de Oliveira, encontra-se em andamento, em estagio avançado de conclusão, com breves enter-meios de paralisação em função do período das chuvas aqui na região. O fato que merece destaque é o descaso com o legado cultural de nosso artista. Reforma-se a praça, sem ao menos restaurar a grandiosa obra de arte ali edificada, pois ha tempos o painel espera por uma restauração, além do que, com os serviços de remodelação da praça, parte do painel foi estragado. A este implemento, soma-se o abandono de sua morada, sua residência e seu atelier, local onde foi produzido o painel Três Bicas e tantas outras peças de arte, assinadas pelo pintor, e onde o artista viveu até o fim dos seus dias. A melhor homenagem, que refletiria o reconhecimento à obra do D.J de Oliveira em Luziânia, seria a restauração de suas obras artísticas espalhadas em diversos pontos da cidade, incluindo principalmente o Painel Três Bicas e a restauração de seu casarão no Bairro do Rosário, que transformado em um museu, mudaria completamente a fisionomia urbana e cultural da cidade, tornando-a um exemplo de urbanismo moderno que valoriza a arte e a cultura, nestas paragens do interior do estado de Goiás. (por:José Álfio)
quarta-feira, 17 de outubro de 2012
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA EM LUZIÂNIA
Manhã de quinta-feira. O sol iluminava os telhados da velha igreja do rosário prenunciando uma tarde sem chuva, tempo ideal para uma caminhada, mantendo assim nossa forma atlética em constante atividade, e também por uma causa justa, necessária e urgente, a caminhada em favor da paz, contra os indices crescentes de violencia que atingem principalemtne a jventude de Luziãnia. Os números, estampados na rede social, apontavam para um movimento singular e expressivo, de participação da juventude, que somavam a casa dos 600 participantes, ou seja, aqueles que declararam sua presença na caminhada. Além de outras entidades, representativas de diversas classes sociais. O ponto de concentração, decidio pela organização do evento orientava-se nas proximidades do forum de Luziânia, no estacionamento da OAB, ás 9:00 H da manhã. Entretanto, um grupo de participantes ligados a IFG (Instituto Federal de Educação) e membros da ONg-protegerlza, aguardavam a caminhada, na Igreja do Rosário, na expectaviva de que a caminhada seguisse até a prefeitura Municipal de Luziânia. Assim o grupo que se encontrava no estacionamento da OAB se dirigiu à praça do rosário e se juntou aos outros participantes. A Caminhada, então, não aconteceu. Aconteceu o melhor! A PM de Luziânia compareceu ao evento. A impressa local, TV Rio Vermelho compareceu, sem gravar imagens!. Os organizadores da caminhada e, grupos de jovens ligados a Ong-proteger lza, integrantes do programa "mulheres mil" e professores da IFG, estiveram presentes portando uma infinidades de faixas multicoloridas que pedindo paz, foram espalhadas e fixadas no solo que circunda a velha Igreja do Rosário. A praça do rosário se tornou o lugar da manifestação contra a violência em Luziânia. Ao retornar, com um grupo de alunos, integrantes da Ong-protegerlza deparamos com uma imagem que resume bem a situação da opnião pública e da mobilização social, aqui na cidade. Um grupo de servidores, instalavam uma faixa comercial, anunciando a promoção de mercadorias através de vários preços, no constante jogo de mercado. Assim, surgiu o comentário, "enquanto pessoas colocam faixas anunciando preços de objetos, nós (um grupo muito pequeno) colocamos faixas no chão do Rosário, pedindo paz pra nossa cidade". Talvez a busca desenfreiada pelo lucro e a correria pela grana seja mais importante do que a nossa segurança. (Por: José Álfio)
segunda-feira, 8 de outubro de 2012
MANIFESTAÇÃO PELA PAZ EM LUZIÂNIA
Ong-protegerlza participa de manifestação popular contra a violênica na cidade. Movimento de iniciativa de um grupo de Jovens, vinculado nas redes sociais, contra o crescente indice de violência que assola a cidade, especialmente com grande número de vítimas pertencerem a faixa etária entre os 15 aos vinte anos. A concentração esta prevista para acontecer em frente a Igreja Rosário, no dia 11 de Outubro (quinta-feira) as 9:30 da manhã, tendo em vista, a preocupação com os idosos que aderirem a manifestação e percorrer o percurso divulgado, que seria em frente ao forum de Luziânia com destino a Prefeitura Municipal. Assim a Ong, convocará alguns membros e simpatizantes da nossa entidade, com a possibilidade de confecção de faixa com os seguintes dizeres. Ong-proteger apoia o moveimento contra a violência em Luziânia, queremos Paz. Levem água e roupas leves. Paz e saúde a todos.
Assinar:
Postagens (Atom)